{lang: 'en-US'}

Sacramento da Penitência


Falar de confissão talvez não seja a missão mais fácil que exista, como confessar-se também não é tão fácil. Iiiiih lá vem ele com esse papinho de: devo me confessar! Não sei se você já parou para pensar, sobre o porque a confissão é tão temida deste jeito, pela grande maioria? Um trecho logo no início do YouCat Update! Confissão! diz assim: "O que é que está em primeiro lugar na lista das coisas de que menos se gosta? Óbvio: ir ao dentista! Mas logo a seguir ao dentista está a Confissão." É verdade, nem sempre sentimos prazer em ir se confessar, aliás, quase nunca, quem gosta de ter que chegar na frente de um cara, e falar as suas piores coisas? Você pode me dizer que gosta de confessar, mas creio que gosta mais daquilo que podes alcançar pela confissão, do que ter de narrar seu podres. Ou seja, falar dos meus podres, dos meus pecados ao ouvido de um sacerdote, é algo que me leva à uma graça muito maior, que é a da Reconciliação.


"O Filho do Homem veio para procurar e salvar o que estava perdido." Lucas 19,10. Mas péra lá! Como assim, veio para procurar e salvar o que estava perdido? Ele continua fazendo isso? Se sim, então porque quando somos batizados dizem-nos que o pecado e a morte já não têm mais poder sobre nós? Isso mesmo, Jesus vem para NOS procurar, NOS salvar, e por isso se entregou à morte de Cruz, para que fossemos salvos, e toda essa ação salvífica de Cristo, se dá em nossas vidas quando somos batizados, a morte não tem poder sobre nós. Porém, quando somos batizados, não nos é tirado a nossa humanidade, e como humanos, somos falhos e tendemos ao erro, por isso, o sacramento da Reconciliação, do Perdão, da Conversão, da Confissão está-nos disponível, para que possamos sempre recomeçar, quando por nossos más atos, dermos as costas ao Pai. É como se eu chegasse até Deus e dissesse: E aí Pai, dei uma mancada muito grande contigo, tô aqui pra pedir desculpas, me dá mais uma chance? E sabe o que Ele faz? Ele nos dá mais um chance, e mais uma, e mais uma, quantas chances nos forem necessárias! Ah, mas eu também não posso ficar brincando com a misericórdia de Deus. Não mesmo! Por isso que somente Deus consegue ser misericórdia e justiça ao mesmo tempo, Ele nos dá a oportunidade de vivermos nossas vidas novamente, mas também Ele nos diz: "vá, e não peques mais!" (vemos isso ser dito por Jesus várias e várias vezes nos Evangelhos). 






"Alguns santos chamaram-se "grandes criminosos", porque contemplaram Deus, contemplaram-se a si mesmos - e viram a diferença." Beata Santa Teresa de Calcutá.






Várias passagens bíblicas nos narram histórias onde a misericórdia de Deus foi o grande vértice de tudo, e a mais famosa delas é a parábola do Pai Misericordioso: "Disse-lhe o filho: <<Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho.>> Mas o pai disse aos servos: <<Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha! Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés!>>" Lucas 15, 21-22. Um trecho do YouCat fala bem assim: "Não é moderno confessar-se; é difícil e exige sacrifício no início. Mas é uma das maiores graças podermos recomeçar a vida várias vezes, assumindo-a realmente sempre de um novo modo, totalmente sem pesos e sem hipotecas do ontem, acolhidos com amor e guarnecidos de nova força." Não tem como a gente achar que não existe ação de Deus em nossas vidas. Isso é fantástico, sentir Cristo desde o nosso "abrir os olhos", até o nosso "fechá-los", ou durante os nossos sonhos. Tudo é graça e misericórdia de Deus.
Sabemos que foi o próprio Jesus quem instituiu o sacramento da Reconciliação, quando aos Seus Apóstolos no dia de Páscoa disse: "Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos." João 20, 22-23. E Deus nosso Pai, nos espera com imenso amor, e com muita saudade de nós, por isso Se deixa encontrar, e nos acolhe em seus braços. 

Só Deus é quem pode perdoar os pecados, e Jesus como sendo seu Filho, e também sendo Deus, perdoa os pecados, e sendo Ele Filho/Deus, conferiu esse poder a um grupo seleto de almas agraciadas com tamanho dom: os sacerdotes. Mas porque devo me confessar a um sacerdote sendo que ele não é Deus? Deus nos conhece, e principalmente quando fazemos algo de errado, quase que na maioria das vezes queremos colocar tudo isso debaixo de panos quentes e abafar a história, por isso Deus quer que nós, face a face com um sacerdote, expressemos esse desejo de renunciar os nossos atos ruins e nos abrirmos a sua graça, graça esta que é manifestada através do perdão a nós conferido: "Deus, Pai de misericórdia, que, pela Morte e Ressurreição de Seu Filho, reconciliou o mundo Consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz. E eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." Isso se dá sim pelas mãos do sacerdote (que NÃO É DEUS), mas que pela ação do Espírito Santo, que É DEUS, perdoa os nossos pecados.


Para a confissão, é necessário um exame de consciência, que nada mais é do que eu pensar em tudo aquilo que fiz. Abaixo vou colocar alguns exemplos de In & Out, um exame de consciência diferente proposto pelo YouCat Update! Confissão! Os Ins são os gestos de amor, e os Outs são egoísmos, pecados.


Depois do exame de consciência, é necessário o arrependimento, por isso vai uma frase de Bernardo de Claraval, um tal santo aí: "Sinal de correto arrependimento é afastar a [má] ocasião.", assumindo então o arrependimento, é necessário o propósito, e um outro cara aí que também o chamamos de santo, nos diz uma coisinha, fala aí João Maria Vianney!: "Deus SABE DE TUDO. Ele sabe que depois de vos confessardes, voltareis a pecar. No entanto, Ele perdoa-vos. Ele vê de longe o momento em que, nós caindo, nos tem de voltar a perdoar.", a partir dessa frase, pode surgir o nosso propósito de evitar o pecado, a partir daí, trate de buscar um padre e fazer sua confissão, lembrando que não devemos procurar justificar "o por quê" fizemos tal coisa, mas falar na lata, sem muita enrolação, assim, depois das palavras do sacerdote, nos é dado uma penitência, nada de mil ave-marias, 3 mil Pai nosso, etc. entendamos a penitência como algo que nos ajuda a santificação, e que nos recorde o que de fato fomos buscar na confissão: a reconciliação com o Pai.

Acho que agora, já dá pra gente ir se confessar não é??? Que tal? É sempre tempo de recomeçar! E já nos dizia São João Paulo II: "Todo tempo é tempo de acreditar, que as pessoas vão se renovar." Busquemos o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar.

"O amor cobre uma multidão de pecados." 1 Pedro 4,8 e o amor é O próprio DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi registrado em nosso blog. Deus o abençoe!