{lang: 'en-US'}

Redefinir prioridades | Mudando a SI mesmo


Essa frase super clichê: "se você quer mudar o mundo, comece por você, mudando a si mesmo!"... É verdade. As vezes nós não nos damos conta de o quão importante são as mudanças que realizamos em nós mesmos, sejam elas grande ou pequenas, ambas tem consequências em nossas histórias.

Certa vez, fui convidado por uns amigos a participar de um retiro de carnaval - isso foi lá no ano de 2013. Lembro-me que atravessamos a cidade para chegar até a paróquia na qual iríamos fazer nossa inscrição para o tal retiro. Ok. Tudo preenchido e certo para irmos naquele retiro; até que recebemos um convite para participar de outro retiro (também de carnaval), e o diferencial deste para aquele primeiro convite era... uma PISCINA! Sim. Aceitamos este segundo convite, justamente pelo motivo de que no local onde iríamos passar os quatro dias, teria piscina. E dê fato, na questão lazer, tínhamos muitas regalias: piscina, churrasco, refrigerantes a vontade, futebol, um amigo nosso levou o slackline dele, dávamos muitas risadas, era uma confraternização muito boa. Mas me enganei em achar que todo esse lazer era a prioridade deste retiro. Sabe quando lhe jogam um balde de água fria? Me senti assim. Fui buscando diversão e talvez até a tenha encontrado; mas Deus não queria só isso para a minha vida. Em cada momento de espiritualidade daquele retiro, Deus falava comigo: filho, volte! Muitos que me conhecem, sabem o quanto eu me afastei da Igreja, me afastei de Deus, de todo o seu plano de amor para mim. E eu fui para aquele retiro, buscando diversão, tanto é que, um dia antes de começar o retiro, nós tivemos a Missa de Envio, após isso, nos reunimos no salão paroquial, tivemos uma breve partilha das orientações do retiro, e comemos uma boa pizza. Tendo já acabada esta reunião, eu chamei uma amiga minha para irmos aonde? Num desses bailes de carnaval, num clube da cidade em que eu residia. Fiquei nessa festa, até por volta das 05h da manhã, e meu ônibus para o retiro, sairia as 07h, imaginem só? Eu não estava nem aí com nada, só queria me divertir, e passar os quatro dias de carnaval curtindo com meus amigos, numa chácara, com coisas para comer, piscina para nadar... Mas, que coisa chata, porque pregação? Era essa a minha pergunta no primeiro dia.

As pregações, o terço, as adorações, a Missa... Tudo ia me tocando de uma maneira absurda. Lembro-me de um terço que rezamos pelas estradas em torno da chácara, caminhando apenas com as luzes das velas que portávamos nas mãos, esse momento foi muito especial; caminhávamos e rezamos, cantando entre um ministério e outro; assim foi até voltarmos para a chácara e lá diante de Jesus Eucarístico, sob um altar ornado em meio ao gramado, concluímos o nosso terço, e aquele momento, foi tipo: Pai, me acolhe de volta! Lembro-me que lá, naquele retiro, eu vivenciei muito momentos, profundos momentos de espiritualidade, e eu percebi o quanto eu estivera distante de Deus, e não sabia de nada, era como se eu estivesse descobrindo um mundo novo, uma vida nova... Era Deus, sendo Deus como sempre foi, é e será!

Conto isso, porque para mim, foi como se eu tivesse subido o Monte Tabor, e contemplado a manifestação de Deus, e ali Ele me fez um convite, uma proposta, que ao descer o monte, eu não o abandonasse, caminhasse com Ele, e falasse dEle ao mundo. Eu desci de lá, e até hoje estou aqui, nessa constante luta, para permanecer seguindo os teus rastros... E quais são estes rastros? A marca de Sangue no chão arrastada por uma Cruz, que me leva direto ao céu. Todos dos dias, tenho que me decidir por seguir este Sangue, pois é muito fácil eu me perder, errar o caminho, o foco.

Muitas jovens as vezes são iguais a mim. Vão para a igreja, para os grupos de jovens, retiros, buscando diversão, e todos recebem o mesmo convite que eu, de permanecer junto de Deus; mas muitas vezes insistimos em apenas brincar, em nos divertir na igreja, e esquecemos de buscar o Senhor, enquanto Ele se deixa ser encontrado. Falamos daquilo que queremos ouvir, e poucas vezes abrimos os ouvidos para a voz de Deus, para o conhecer na sua Palavra, e assim, transformar o nosso discipulado de brincadeiras e diversão, em um discipulado de obras e anúncio da fé. Brincar, se divertir, partilhar é bom? Sim! Mas não é o essencial, o essencial é Deus, é a sua Palavra - que é a Verdade revelada, é Jesus, é a abertura do coração a ação do Espírito Santo, é dizer SIM como Maria, é ser um jovem transformador que não se contenta com o pouco, que tem sede de Deus, e não se contenta em apenas brincar, um jovem que tenha coragem de aceitar a responsabilidade de assumir o seu papel no mundo, o papel de um RETIRADO. 

Vale a pena lutar, mesmo que a gente ainda caía, mesmo que venham os tropeços... Vale a pena, estender a mão para Deus, para que Ele nos ajude a levantar e seguir adiante na missão de O anunciar ao mundo, e de, embraçando o escudo da fé, entrarmos nessa luta. Vale a pena ser de Deus, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, até que estejamos eternamente juntos no Reino dos Céus.

Comecemos mudando a nós mesmos, sem muitas exigências com o nosso próximos, mudemos e testemunhemos aquEle que nos ajuda nessa luta, logo, as pessoas ao nosso redor perceberão aquilo que queremos gritar ao mundo. Vamos dar o primeiro passo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi registrado em nosso blog. Deus o abençoe!